quinta-feira, 21 de julho de 2011

O Luto

O LUTO

Após uma perda muitíssimo sentida e dolorida para nossa família, a morte do meu  sobrinho Gabriel de apenas 6 aninhos, minha filha de 9 anos me perguntou o significa  a palavra LUTO. Talvez sua curiosidade  a respeito da etimologia da palavra tenha surgido a partir da suspensão do seu castigo. Ela estava proibida de assistir televisão até que decorasse toda a tabuada, do 2 até o 9, ela já tinha decorado até o 4 quando tudo aconteceu. Eles, Ana Beatriz e Leonardo, meu filho mais velho, como eram muito amigos, participaram de todo o processo, desde o velório até o sepultamento do primo.  E ao voltarmos do sepultamento eu  a liberei do seu castigo por 7 dias e disse a ela que não se preocupasse com a tabuada até que terminasse seu período de LUTO. Mas talvez essa curiosidade tenha partido do perfil social on line de algumas pessoas envolvidas com a família de alguma forma que escreveram essa palavra ao lado de seus nomes. Umas até, escreveram a expressão LUTO ETERNO.

 De onde veio a curiosidade não faz diferença agora. O fato é que eu me peguei pensando sobre o que realmente essa palavra quer dizer. Minha resposta foi rápida  e  de certa forma satisfatória visto que ela não me indagou mais. Eu disse: “LUTO minha filha, é o período que se leva sofrendo e chorando pela morte de uma pessoa.”  Que definição pobre!!! De acordo com o site Wikipédia, O LUTO é um conjunto de reações a uma perda significativa, geralmente pela morte de outro ser. Segundo Bowlby quanto maior o apego ao objeto perdido (que pode ser uma pessoa, animal, fase da vida, status social...) maior o sofrimento.

Hoje pensando com mais reflexão, vejo que o LUTO é muito individual. E que não podemos rotula-lo como um período ou apenas reações,  eu diria que o LUTO é uma completa ausência. Ausência da pessoa que se foi, e essa ausência não tem fim. Não é apenas saudade. É muito mais do que isso! Eu já senti saudade, 2, 3 meses até mesmo 1 ano sem ver uma pessoa, como é triste. Mas a completa ausência, quando ser quer conversar, brincar, apertar, beijar, acariciar os cabelos e não se pode, e nem se tem previsão de quando poderemos fazer isso, e a expressão terrena que nos vem a mente é NUNCA MAIS, não é somente triste, é desesperador, é dolorido demais. Isso sim é LUTO!

 Talvez para uns dure um mês, ou o tempo que se sofra mais e que se chore mais, ou até mesmo anos. Talvez para outros seja eterno.  Mas hoje, individualmente falando, depois que se perde uma pessoa tão amada como meu branquinho é, LUTO é o período que durar minha existência aqui na terra, ou seja, até que eu morra ou que Cristo volte.

Mara Lilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário